A Vez do Aluno

[Início]

avezdoaluno500x117transp

Esse espaço é reservado para você aluno(a) de Educação Ambiental. Nele você poderá divulgar suas idéias, ou seja, publicações, artigos e textos em geral que futuramente poderão constituir a revista virtual do nosso curso.

Estamos aguardando também a sua produção para divulgarmos neste espaço!

——————————————————————————————————————————————

O aluno Anderson Henrique Fernandes, da especialização em Gestão Ambiental, compartilha com os colegas da AVM alguns links sobre Agroecologia e Agricultura orgânica, vejam abaixo:

——————————————————————————————————————————————

Celeste Mary Gomes dos Santos, aluna do 4º Módulo da especialização em Educação Ambiental, Salvador – BA

Outro item discutível (apresentado na cartilha sobre plágio acadêmico) é a afirmação “[…] o desconhecimento da Lei não serve de desculpa, pois a lei é pública e explicita.” (Pg. 01). Depende da perspectiva dos conceitos “público” e “explícito” ali adotados. Quantos professores discutem essas leis em sala quando tratam da temática, ou quando cobram autenticidade e ética nos trabalhos acadêmicos? Quantos meios de comunicação público e/ou privado fazem campanha pelo fomento e respeito a tais leis? Nessa perspectiva, essas Leis são públicas no sentido de sua produção e promulgação, e explicitas no que tange às caracterizações cíveis e penais das infrações; mas quanto à sua necessária e efetiva publicização para conhecimento geral, está muito aquém do ideal ante a dimensão da problemática, tanto que é regulamentada por diversos organismos nacionais e internacionais como salientam os autores.

——————————————————————————————————————————————

A aluna Silvia Kazue Sawada Nagai do 8º Módulo da especialização em Educação Ambiental, São Paulo -SP, compartilha com vocês a AV2 da disciplina DIDÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL, no qual a mesma elaborou um plano de aula tomando como referencial a catástrofe ambiental ocorrida no Japão. Clique no link abaixo para visualizar o plano de aula!

 AV2 Silvia Kazue

——————————————————————————————————————————————

Valnísia Santos Silva, aluna do 2º Módulo de Educação Ambiental – Salvador, BA 

“Gostaria de fazer um comentário sobre a E. Ambiental como disciplina ou tema transversal. Após uma breve leitura, eu defendo que a E. Ambiental deve ser ministrada em todas as disciplinas diante de inúmeros problemas que estamos enfrentando nos últimos tempos e que exigem uma resposta imediata. O papel do educador é decisivo na inserção da E. Ambiental no dia a dia da escola. Dessa forma podemos formar alunos mais conscientes, formadores de opiniões,podendo vir a transformar os hábitos e atitudes na comunidade onde ele vive, frente á crise socioambiental que enfrentamos.”

——————————————————————————————————————————————

A aluna Ester Figueiredo Araújo do 4º Módulo da especialização em Educação Ambiental, de Itacoatira – AM, elaborou sua Linha do Tempo, apresentando sua ligação com a Educação Ambiental (clique abaixo para vizualizar):

LT Ester Figueiredo Araújo

ARAUJO, E. F. . O fazer pedagógico do professor na formação do jovem e do adulto trabalhador. 1. ed. Manaus: Medina Comércio e Serviços, 2008. v. 1. 360 p.

O educador de jovens e adultos e o discurso das competências; educação e trabalho; desafios para aquisição de competências; o educador de jovens e adultos e as políticas voltadas para a sua formação no contexto nacional. Estas entre outras questões são abordadas no livro “O fazer pedagógico do professor na formação do jovem e do adulto trabalhador”, de autoria de Ester Figueiredo Araújo, professora do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara e ex aluna do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia do Instituto A Vez do Mestre.
Dividido em quatro capítulos, o livro traz uma reflexão sobre educação popular e a educação de jovens e adultos, com sugestões para o desenvolvimento de uma proposta de educação que vá ao encontro da formação de professores/alfabetizadores, com ênfase na busca das competências e na inserção do aluno no mercado de trabalho. A publicação aborda, ainda, uma análise crítica do fazer pedagógico na formação do jovem e do adulto trabalhador da zona urbana e rural do município de Itacoatiara.
De acordo com a autora, a ideia do livro, que nasceu de sua dissertação de mestrado, é que ele sirva de auxilio formação inicial e continuada dos professores que têm dedicado suas vidas e talentos na tarefa de ensinar. “Pois o meu sonho é ver realidades modificadas. Que o leitor encontre a partir da leitura do livro, novos caminhos a seguir”, completou.
Para quem quiser entrar em contato com a autora, o e-mail dela é estrelamsc.ester@hotmail.com .